1
1
1

  WWW.CASADAMEMORIA.COM.CV





  BEM-VINDO

A CASA


A CASA DA MEMÓRIA está situada na parte histórica da cidade de S. Filipe. É uma casa rés-do-chão, construída na primeira metade do séc. XIX. Foi casa de habitação e, depois, casa comercial, pelo que se tornou conhecida como “armazém”. Tem um grande pátio interior, que serviu, nos anos 1960, para projectar filmes, funcionando assim como o primeiro cinema ao ar livre do Fogo.

Restaurada, em 2001, é hoje um espaço cultural

O OBJECTIVO


GUARDAR A MEMÓRIA DO PASSADO
CONSTRUIR A HISTÓRIA DO FUTURO


TRÊS PROPOSTAS


1. A casa acolhe uma EXPOSIÇÃO permanente, evocando, através da mobília e dos objectos apresentados, o nosso passado.

Evocar aspectos da história da cidade de S. Filipe e da vida social, mais particularmente dos dois últimos séculos. Ver e apreciar o que o passado legou e lançar a ponte para o futuro.

As três salas da Casa da Memória apresentam alguma mobília antiga de sala e quarto, louças várias, peças decorativas, fotografias e utensílios da vida quotidiana como potes, pilões, caldeirões e outros tipicamente locais: bulí, tagarra, tropeça, podogó.

O conteúdo, proveniente de várias gerações de famílias foguenses, dá a conhecer um pouco do que foi a vida de outrora, de um arquipélago - antiga colónia portuguesa -voltado para o comércio marítimo e a emigração, onde alternavam períodos de prosperidade com os de pobreza.

A maior parte do conteúdo da exposição (mobília, louça, objectos, fotografias) fazem parte do acervo patrimonial familiar da Dra Gilda Barbosa e foi muito gentilmente cedido para o efeito.

2. A CASA DA MEMÓRIA dispõe de uma BIBLIOTECA especializada e de uma sala de leitura, com mais de 400 livros e documentos sobre a história e a cultura de Cabo Verde, com realce para a Ilha do Fogo. Responde à necessidade de uma informação mais documentada. É frequentada por, estudantes, investigadores e por turistas que descobrem, com admiração, que Cabo Verde tem uma história e um passado literário cativante pela sua diversidade e originalidade. A biblioteca e a exposição constituem a parte escrita e visual duma «memória» que necessita ser salvaguardada.

3. Para completar o dinamismo da CASA DA MEMÓRIA, realizam-se ACTIVIDADES CULTURAIS. O grande pátio interior é convidativo para os seguintes eventos: conferências, cujos temas focam a sociedade, a história e a cultura de Cabo Verde; projecção de documentários e filmes de reflexão, que abrangem géneros e épocas diferentes da história do cinema; outros eventos culturais, como lançamente de livros; e convivios.


A CASA DA MEMÓRIA é uma iniciativa privada.
Conta, para o seu funcionamento,
com as contribuições solidárias dos visitantes e amigos.



[ Home ][ English ][ Français ][ Deutsch ][ História ][ Biblioteca ]